EXPOSIÇÃO
TANTRISMO ESTÉTICO OCIDENTAL NAS COLEÇÕES AJOP E AI

 

 

“A arte criou o conjunto mais importante de práticas quasi-meditativas da tradição moderna. Ela criou, por assim dizer, uma escola ocidental de ioga que é sensual e espiritual, uma forma de exercício simbólico. A arte me deixa a impressão de que, em sua alternância entre a estética das regras e a liberdade de expressão, entre a disciplina da técnica e o jogo livre, desenvolveu a forma mais eficaz de Tantrismo Ocidental, se assim pudermos chamar – uma disciplina amoral não dualista com a intensidade das coisas que ocorrem sem sujeito, e essa intensidade lhe dá o selo da verdade.” 

Peter Sloterdijk em, O Imperativo Estético

O termo tantra corresponde a um sistema de acesso espiritual prático (voltado para a ação) cujas origens provêm da Índia. Em sânscrito significa “regra” ou “tratado”; vias de caminho para uma forma de ascese espiritual.

Hoje me interessa investigar quais são formas de “tantrismo” estético, isto é, formas de ascese por vias da estética, no ocidente — e assim poder construir uma compreensão um pouco mais expandida do objeto de arte.

Para isso, podemos começar suspendendo o termo no uso em suas formas conhecidas para tentar observar o fenômeno a partir de seu agenciamento ascético, ou de seu tantrismo estético....

Exposição especial em ocasião do lançamento do livro TEO: Ensaio sobre a obra de RES em 3 partes

 

Ficha Técnica

Tantrismo Estético Ocidental, 2022

Autor: Anna Israel

ISBN: 978-65-00-33646-7

Dimensões: 16 x 23 x 3 cm

Editora: Anna Israel

1ª edição - 2022

302 páginas

Bilíngue

Acabamento: brochura

Peso: 577g

 

Sinopse 

Enxergando na obra de Rubens Espírito Santo tanto questões primitivas – porém atuais – da humanidade, como chaves para a vida no futuro, Anna Israel investiga em Tantrismo Estético Ocidental, qual é o elo fundamental entre homem e arte, elo esse que sobrevive ao longo do tempo e atravessa diversos tipos de mídia, fazendo com que arte seja algo que existe independente de seu suporte, podendo ser pintura, desenho, moda, gastronomia, poesia ou até mesmo ________. Como um artista consegue manipular esta matéria invisível, porém através da matéria? Para Anna, isso é possível pois o poder de uma obra de arte é o de “despertar e acumular a dívida da vida que nos espera.” (em Ensaio sobre o último desenho de RES dedicado ao Fedro de Platão, Tantrismo Estético Ocidental, pg. 17).

Tantrismo Estético Ocidental reúne textos críticos escritos de 2016 a 2021. Neste livro, Anna faz 3 recortes na obra de RES: plástica, poética e, por último, a obra de RES como um todo, tentando alcançar sua complexidade ao investigar sua natureza, tanto de forma material quanto conceitual.

logo_ASHRAMTH.png